Página inicial > Notícias > Servidores do Campus de Alegre participam do I Encontro de Educadores da Educação Profissional e Tecnológica

Publicado: Sexta, 31 de Maio de 2019, 08h10 | Última atualização em Sexta, 31 de Maio de 2019, 08h10

O objetivo do Encontro foi proporcionar aos servidores e representação discente um momento para reflexão e apreensão de conceitos relacionados à integração curricular na educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio, para, a partir de então, dar início às discussões referente às “Diretrizes Indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, documento orientador do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) a todas as instituições da Rede.

Em sua fala de abertura, a diretora-geral do Campus, Maria Valdete Santos Tannure, saudou os presentes e falou sobre a importância da participação de toda a comunidade escolar para discutir o documento orientador do CONIF, a fim de ampliar a reflexão a respeito de nosso papel enquanto instituição de ensino. Segundo a diretora-geral, “temos o papel de formar cidadãos éticos, que tenham uma visão ampla de mundo aliada ao conhecimento técnico e científico”.

A diretora de ensino, Jacyara Conceição Rosa Mardgan, em sua fala, destacou sobre as ações de reflexão e estudos na área de ensino que constam do planejamento do Ifes para 2019. Dentre essas ações, a construção das Diretrizes Indutoras para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio como política prioritária na rede federal. “Precisamos ter em mente que o curso Técnico Integrado ao Ensino Médio se fundamenta na ideia de integração no sentido da formação humana, integral, politécnica e multidimensional. Integrar é criar possibilidades de construir juntos”, aponta Jacyara.

Após os pronunciamentos, os participantes puderam assistir à palestra do atual diretor-geral do Campus Cachoeiro de Itapemirim e professor do curso de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Ifes, professor Edson Maciel Peixoto, que falou sobre o sentido da educação profissional no contexto da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, destacando os pressupostos e fundamentos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio, da importância da “formação omnilateral do ser humano” e da contribuição dos Institutos Federais nessa formação.

Em seguida, o Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Ifes, professor Antonio Henrique Pinto, fez uma abordagem sobre as perspectivas e desafios do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Antonio Henrique abordou sobre os conceitos de trabalho, ciência, cultura e a tecnologia como elementos estruturantes na construção do currículo integrado. Para o professor, “a formação humana e o desenvolvimento social devem caminhar juntos nessa importante etapa da vida dos jovens estudantes”.

Em seguida, foi aberta a plenária para discussão, com a participação dos professores e técnicos-administrativos em educação, que apresentaram seus questionamentos, dúvidas e anseios relacionados ao tema.

Para a diretora de ensino, “o evento foi encerrado deixando o desejo e a necessidade de ampliar as discussões em nosso campus”. Como desdobramento da temática, a Diretoria de Ensino realizará, ainda em 2019, o I Colóquio da Educação Profissional e Tecnológica do Ifes – Campus de Alegre, com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica as experiências exitosas em integração curricular desenvolvidas no Campus.