Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Alunos do Campus de Alegre são medalhistas na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia
Início do conteúdo da página

Alunos do Campus de Alegre são medalhistas na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia

Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 17h19 | Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 07h49

Estudantes do campus de Alegre, do Instituto Federal do Espírito Santo conquistaram 10 medalhas de prata e bronze na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO) e na World Mathematics Game Open (WMGO), competições que aconteceram em Taiwan.

As competições são organizadas anualmente pela União Internacional de Olimpíadas de Matemática desde 2012. Seu principal objetivo é ampliar as habilidades de pensamento crítico, troca de conhecimentos e promoção do desenvolvimento educacional e cultural para alunos de diversas partes do mundo. Neste ano, o evento ocorreu em Taiwan no período de 04 e 08 de agosto. Nosso alunos retornam vitoriosos desse evento internacional com 10 medalhas, 8 de prata e 2 de bronze:

Foto: Professor Rafael Silva Ribeiro e os alunos medalhistas do Campus de Alegre em Taiwan

Foto: Professor Rafael Silva Ribeiro e os alunos medalhistas do Campus de Alegre, em Taiwan:

Ana Laura Siqueira Mendes
AIMO: Medalha de Prata
WMGO: Medalha de Bronze

Eder Bragança Pereira
AIMO: Medalha de Prata
WMGO: Medalha de Prata

Eduardo Oliveira Bucker
AIMO: Medalha de Prata
WMGO: Medalha de Bronze

Gabriel Colli Lopes Ataides
AIMO: Medalha de Prata
WMGO: Medalha de Prata

Yasmin Rocha Amigo
AIMO: Medalha de Prata
WMGO: Medalha de Prata

Parabenizamos o empenho e esforço de nossos alunos e agradecemos o trabalho dos professores Rafael Silva Ribeiro, Alan Marques Farias, Andre Oliveira Souza, Nailson Pinto de Oliveira e Roberto Vargas de Oliveira, responsáveis pelas diversas etapas desse resultado.

O Ifes garantiu a participação de parte dos estudantes nas competições por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Evair de Melo. O recurso custeou despesas com passagens, hospedagens, alimentação e inscrições. Os estudantes também realizaram chamada para patrocínio, “vaquinha eletrônica” que contou com a colaboração de várias pessoas.

 

Histórico da participação

Em abril desse ano, os Alunos do Campus de Alegre obtiveram resultado positivo na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteira. Participaram 8 turmas, das quais 3 turmas foram premiadas:

Medalha de ouro na fase estadual
Turmas 1TII, 2TAI II e 3TII
Medalha de prata na fase nacional
Turmas 1TII, 2TAI II e 3TII

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é a seção brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières criado em 1989 pela Académie de Strasbourg, juntamente com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e pelo IREM (Institut de Recherche sur l'Enseignement des Mathématiques) e é organizada pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, França. São mais de 244.000 alunos e 9500 classes. As escolas com classes premiadas na edição 2019 da OIMSF foram convidadas a integrar a delegação brasileira na AIMO. A partir de uma seleção interna do campus, cinco desses medalhistas foram contemplados para participar da Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página