Página inicial > Notícias > Encontro estadual de citricultores

Encontro estadual de citricultores

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 13h52 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 13h58

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (Idaf) e do Instituto Federal do ES (Ifes - Campus de Alegre), promoveram o ENCONTRO ESTADUAL DE CITRICULTORES com o tema GREENING RISCOS PARA A CITRICULTURA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no dia 28 de novembro de 2019, no Auditório do Ifes - Campus de Alegre.

O encontro contou com palestras e prosa em roda de conversa debatendo os seguintes temas:
- Palestra: Cenário da citricultura no ES – Eng. Agrônomo Flávio Lima Alves (Incaper);
- Prosa com citricultores: Importância da fruticultura para a agricultura capixaba – Agricultores e representantes de associações de produtores rurais;
- Riscos do Greening para a citricultura capixaba e ações de mitigação – Eng. Agrônomos: Ringo Batista de Souza (Idaf); Renan Bastista Queiroz (Idaf) e Helcio Costa (Incaper).

Objetivou-se com o evento divulgar a importância do combate à doença, ainda não encontrada no Espírito Santo, mas já presente em Minas Gerais e São Paulo onde ocasiona grandes prejuízos. A eliminação das plantas infectadas é determinada por lei, sendo que talhões com incidência superior a 28% das plantas com sintomas devem ser totalmente eliminados.
A recomendação para evitar a entrada da doença é principalmente adquirir mudas sadias, produzidas em viveiros protegidos por telas anti-afídicas. Além de ser importante realizar o planejamento e escolha do local de plantio, inspeção de plantas para detecção de sintomas, erradicação das plantas com sintomas e monitoramento do inseto vetor (Diaphorina citri) que é o transmissor da bactéria causadora da doença.