Página inicial > Notícias > Implantação de sistema de minigeração de energia solar fotovoltaica no Campus de Alegre

Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 12h44 | Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 12h51

Solenidade de assinatura de ordem de serviço marca a implantação de sistema de minigeração de energia solar fotovoltaica no Campus de Alegre.

No dia 31 de julho, sexta-feira, no Ifes - Campus de Alegre procedeu-se à assinatura da ordem de serviço, no valor de R$ 464 mil, para a implantação do sistema de minigeração de energia solar fotovoltaica com potência de 180 KWp na referida instituição.
Por indicação do deputado federal Evair de Melo à bancada federal capixaba, foi destinado ao Campus de Alegre o recurso de R$ 500 mil. O valor restante, R$ 36 mil, será destinado à aquisição de equipamentos para o refeitório.
Participaram do ato: a diretora-geral do Campus de Alegre, Maria Valdete Santos Tannure; o reitor do Ifes, Jadir José Pela; o deputado Federal Evair Vieira de Melo; o diretor da Diretoria de Administração e Planejamento do Campus de Alegre, Romulo Matos de Moraes, responsável pela coordenação do estudo de viabilidade técnica do projeto; e o representante da empresa Dois Irmãos Comércio e Instalações Elétricas Ltda., vencedora da licitação para a execução do projeto, Leandro Assis da Rocha.
“As entidades públicas destinam grande parte de seus recursos às despesas de custeio, gerando custos crescentes ao governo para a manutenção dos equipamentos públicos, além de inviabilizar a expansão e criação de novas instalações. Nesse sentido, a instalação de um sistema de minigeracão de energia solar fotovoltaica de potência promoverá a redução significativa do consumo de energia. A estimativa anual de economia de energia elétrica no Ifes - Campus de Alegre é da ordem de R$ 200 mil”, explicou Valdete Tannure, diretora-geral.
“Investir na escola que me deu a base da minha formação profissional é muito gratificante.” É assim que o deputado federal Evair de Melo definiu a alegria em participar da assinatura dessa ordem de serviço.
“Os investimentos na melhoria do campus têm um peso em minha vida e história. Foi no Campus de Alegre que me formei, que estudei e me apaixonei ainda mais pelo mundo do Agro”, comentou o deputado federal Evair de Melo.
Em seu discurso, o reitor Jadir José Pela ressaltou que uma das metas da reitoria é a implantação desse sistema de minigeração de energia solar fotovoltaica em outros campi do Ifes, bem como que a bancada capixaba federal tem dado um apoio significativo ao instituto.