Página inicial > Notícias > Obras/reformas realizadas nos anos 2020/2021

Obras/reformas realizadas nos anos 2020/2021

Publicado: Quinta, 01 de Julho de 2021, 21h29 | Última atualização em Quinta, 01 de Julho de 2021, 21h43

Índice de Artigos

A Diretoria-Geral do Campus de Alegre vem a público divulgar para a comunidade as obras/reformas realizadas nos anos 2020/2021 (período da pandemia da Covid-19)

O objetivo primordial do levantamento apresentado abaixo é prestar contas ao público interno e externo do empenho despendido pela gestão para viabilizar melhorias na infraestrutura física e na qualidade de vida e bem-estar de servidores e estudantes desta instituição.

Usina de minigeração de energia solar fotovoltaica do Campus de Alegre

No dia 3 de março de 2021, o sistema de minigeração de energia solar fotovoltaica do Ifes - Campus de Alegre entrou em funcionamento. Esse sistema tem potência de 160,13 kWp, utiliza 478 módulos, 140 KW de inversores, e uma capacidade anual de geração de 225.000 kWh.
Além de ser uma fonte de energia limpa e sustentável, essa iniciativa vem economizando, em média, 25% de nossa demanda.
Iniciativa como essa deve ser copiada por outras instituições, haja vista que o ganho ambiental e a economia decorrentes dela podem ser revertidos para outras ações institucionais.
Confira o vídeo do projeto concretizado

Reforma do Ginásio de Esportes do Ifes - Campus de Alegre (em execução)

O ginásio de esporte do Campus de Alegre é utilizado nas atividades esportivas de nossos alunos e jovens da comunidade do entorno do campus. Nesse espaço, também são realizadas feiras de ciência e tecnologia e eventos culturais, como exemplo, festa junina.
A estrutura do ginásio tem aproximadamente vinte anos e necessita de diversas adequações em seu piso, vestiários, banheiros, sistema de iluminação e ventilação, além de ajustes voltados à acessibilidade.
O principal objetivo dessa reforma é adequar o espaço para as aulas de Educação Física e atividades complementares, o que contribuirá para o bem-estar e qualidade de vida dos acadêmicos, servidores e comunidade externa.

Adequação e ampliação do prédio da pós-graduação do Ifes – Campus de Alegre (em execução)

Esta instituição oferece dois cursos de pós-graduação: Especialização em Agroecologia e Sustentabilidade e Mestrado Profissional em Agroecologia. Além desses, encontram-se em andamento propostas para ofertas de pós-graduação em outras áreas do conhecimento.
A estrutura atual carece de espaços adequados para os alunos desenvolverem plenamente suas atividades, bem como para as atividades de atendimento pelos professores e corpo técnico-administrativo.
O principal objetivo desse pleito é adequar o espaço para todos aqueles que venham a utilizá-lo e, por conseguinte, possibilitar a ampliação da oferta de cursos de pós-graduação no Campus de Alegre.

Construção/adequação do Laboratório de Ensino de Ciências no Prédio dos Cursos Superiores (executado)

A construção/adequação do Laboratório de Ensino de Ciências proporcionará aos discentes dos cursos superiores de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas recursos necessários à realização das atividades de pesquisa, ensino e extensão e atenderá aos projetos de Formação Docente e Educação Ambiental, tais como os projetos PIBID e PIBIC jr.

Reforma e manutenção de tanques escavados (em execução)

O objetivo da manutenção desses laboratórios vivos é promover a produção satisfatória de alevinos para práticas de ensino vinculadas ao curso superior de Engenharia de Aquicultura.

Construção de três áreas de vivência para os discentes, nos seguintes locais: próxima à cantina do prédio principal; entre o refeitório e a cantina; e no espaço entre os setores de Agroindústria e Mecanização Agrícola (em execução)

O objetivo desse pleito é disponibilizar espaços para lazer e repouso dos discentes nos intervalos das atividades escolares.

Reforma e adequação da sala de aula da Avicultura (em execução)

A reforma/adequação desse espaço visa preservar o patrimônio público, melhorar as condições de estudo para os discentes, bem como de trabalho para os docentes. Além disso, objetiva reparar parte dos danos causados pela enchente ocorrida no início do ano de 2020.

Reforma do Internato do Campus de Alegre (em execução)

Essa reforma proporcionará aos discentes que utilizam o Internato ótimas condições de permanência nos cursos técnicos aqui ofertados, conforto, segurança e bem-estar. Ademais, visa preservar o patrimônio público e histórico do campus.

Reforma e adequação das salas de aula 7 e da antiga sala 8 (localizadas no segundo pavimento do prédio principal); adequação de mais uma sala de aula (sala de aula 4) no Prédio 2 (localizado em frente à Biblioteca); construção de sanitário masculino e feminino para servidores (executado).

A reforma/adequação desses espaços propiciará conforto, segurança e, consequentemente, melhorias substanciais das condições de estudo para todos os alunos e servidores que utilizam essas estruturas, além de preservar o Patrimônio Público.

Reforma dos telhados dos laboratórios de Química (em execução)