Página inicial > Notícias > O Ifes - Campus de Alegre vai sediar a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap)

Publicado: Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 08h52 | Última atualização em Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 08h52

O Campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai sediar as provas finais da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). A etapa será disputada por equipes em formato completamente presencial e a expectativa é de que cerca de 180 estudantes classificados participem do evento, que acontecerá nos dias 4 e 5 de março. As finais acontecem após a realização da etapa virtual, que mobilizou mais de mil alunos dos cursos técnicos de nível médio e subsequentes de mais de 300 unidades de ensino de todo o país. A lista dos classificados pode ser acessada aqui

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição em formato de desafio que mobiliza alunos do ensino técnico de nível médio e subsequente ligados à agropecuária e áreas afins, por meio de atividades de iniciação científica e de desenvolvimento de soluções a partir de inovações tecnológicas. A 10ª edição acontece desde o mês de julho de 2021 com a etapa virtual, que mobilizou mais de mil estudantes das redes federal, estaduais e municipais.

Na fase presencial, a expectativa é a de que cerca de 180 medalhistas classificados na etapa anterior participem das provas teóricas e práticas finais, que acontecerão no Campus de Alegre do Ifes, localizado na Região do Caparaó Capixaba. As provas teóricas abordarão diversos temas relacionados com a agropecuária e áreas afins (veja os conteúdos no regulamento). Já nas provas práticas, as equipes formadas por três estudantes e um orientador de uma mesma instituição devem realizar atividades propostas, que envolvem o manuseio de plantas, animais, equipamentos e insumos.