Página inicial > Notícias > SETEC-MEC abre linha de fomento do Itinerário da Formação Técnica e Profissional

Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2022, 11h39 | Última atualização em Segunda, 18 de Julho de 2022, 11h36

Prezados servidores,

Encaminhamos uma oportunidade para quem tiver interesse em ampliar a promoção do desenvolvimento profissional de pessoas em nossa região. Trata-se de um programa com fomento financeiro para todos que têm habilidades e competências (em diversas áreas do conhecimento), vontade e tempo para servir a quem precisa, com formação técnica e profissional. Interessou? Então leia o restante dessa comunicação:

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), está lançando a linha de fomento Qualifica Mais Itinerário da Formação Técnica e Profissional. A iniciativa visa formalizar parcerias entre instituições ofertantes e demandantes, para proporcionar aos estudantes do ensino médio mais oportunidades de fazer cursos dentro do Itinerário da Formação Técnica e Profissional.

No nosso caso, o PARCEIRO DEMANDANTE é a Secretaria de Estado da Educação – SEDU, e o PARCEIRO OFERTANTE é o próprio IFES. Há recursos financeiros envolvidos para dar suporte às ações.

O fomento de que trata esta linha de fomento será realizado por meio da Bolsa-Formação. Poderão ser fomentados cursos técnicos e de qualificação profissional (FIC) que componham itinerários da formação técnica e profissional, que serão ofertados ao longo dos anos de 2023 a 2025.

O Campus de Alegre, por meio da Diretoria de Ensino (Diren) já estabeleceu que poderá ofertar até 5 cursos técnicos, sendo dois em formato EAD (Cafeicultura e Informática) e três em formato presencial (Meio Ambiente, Aquicultura e Biotecnologia). Esses cursos, se demandados pela SEDU para alguma escola de ensino médio do estado do Espírito Santo, poderão ser ofertados a partir de 2023.

Além dos referidos cursos técnicos, o Campus de Alegre, por meio da Diretoria de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão (DPPGE), poderá oferecer cursos de formação inicial e continuada (FIC), com carga horária menor que o formato anterior (a partir de 160 horas) e com mais possibilidades de atender diferentes áreas do conhecimento. Para terem ideia, o Guia Pronatec de Cursos FIC, versão 2016, traz seiscentos e quarenta e seis (646) títulos de cursos possíveis.

Assim, a DPPGE quer saber se vocês têm interesse em SUGERIR cursos FIC no referido programa, para serem oferecidos, caso demandados pela SEDU, para qualquer unidade escolar no Espírito Santo a partir de 2023.

Vale ressaltar que o interesse em ofertar o curso não é garantia de que o mesmo ocorra, já que a proposta será avaliada posteriormente pela SEDU e concorrerá aos recursos disponibilizados pelo Governo Federal. Uma vez aprovado, haverá EDITAL PARA SELEÇÃO de instrutores das disciplinas do(s) curso(s) e possibilidade de pagamento de bolsa para instrutores e alunos, em conformidade com o tamanho das turmas e a carga horária de aulas a serem ministradas, bem como já ocorre nos cursos atuais do Qualifica Mais.

Como nosso prazo para responder à Reitoria é curto, pedimos que reflitam e respondam o questionário disponível no link: https://forms.gle/sFdQ6uUPMJEDBDTk9 informando qual curso, se presencial ou à distância (EAD) e a carga horária prevista (desde que contemple o mínimo exigido para tal curso, conforme descrito no Guia Pronatec de Cursos FIC)..

O prazo final para devolutivas será dia 20/07/2022. A partir dessa data, a DPPGE não receberá mais solicitações de oferta, devido aos prazos que terá para processar toda a documentação e enviar para a Reitoria.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para extensao.al@ifes.edu.br.

Muito obrigado a todos.
Equipe da DPPGE.