Página inicial > Programas > Cão Guia > Ensino > Superior > Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas

Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas

Publicado: Segunda, 09 de Agosto de 2010, 16h56 | Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2016, 15h03

Coordenadora: Professora Karla Maria Pedra de Abreu. E-mail: karla.abreu@ifes.edu.br

Apresentação

O curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas foi autorizado no ano de 2010, mediante resolução expedida pelo Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo: RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR N° 08/2010, DE 29 DE MARÇO DE 2010: Autorizar a oferta do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus de Alegre, com entrada anual e oferta inicial de 40 (quarenta) vagas para o semestre 2010/1.

O curso superior de Bacharelado em Ciências Biológicas foi autorizado no ano de 2013, mediante resolução expedida pelo Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo: RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR N° 46/2013, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013: Autorizar a oferta do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do Campus de Alegre, com entrada anual e oferta inicial de 40 (quarenta) vagas para o semestre 2014/1.

Perfil Profissional

O Licenciado em Ciências Biológicas executa atividades técnico-científicas de grau superior de grande complexibilidade, que envolvam: ensino, planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, projetos, consultorias, emissão de laudos e pareceres técnicos e assessoramento técnico-científico nas áreas de Ciências Biológicas.

O Bacharel em Ciências Biológicas executa atividades técnico-científicas de grau superior de grande complexibilidade, que envolvam: docência de Nível Superior e de Pós-graduação, planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, projetos, consultorias, emissão de laudos e pareceres técnicos e assessoramento técnico-científico nas áreas de Ciências Biológicas.

Ingresso e número de vagas

São oferecidas 40 vagas anualmente. O curso tem duração de 4 anos, em turno noturno.

Licenciatura em Ciências Biológicas: a seleção é feita por processo seletivo realizado, atualmente, pelo Sistema de Seleção Unificada - SiSU, mediante a utilização da nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. As informações sobre o Processo Seletivo são divulgadas no site do Campus.

Bacharelado em Ciências Biológicas: serão oferecidas 40 vagas, sendo o 9º e o 10º períodos oferecidos no turno vespertino.
A seleção é feita por processo seletivo realizado anualmente. Poderão concorrer às vagas somente candidatos portadores de certificado de conclusão de curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ou curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia. As informações sobre o Processo Seletivo são divulgadas no site do Campus.

Local: Ifes - Campus de Alegre
Endereço: Rodovia 482, Cachoeiro /Alegre, km 47 - Rive - Alegre - ES - Caixa Postal: 47 CEP: 29520-000
Telefone: 0 (xx) 28 3552 8131 - Ramal 263
Fax: 0 (xx) 28 3552 8234 Site: www.alegre.ifes.edu.br

Matriz Curricular

Veja a matriz atualizada aqui.

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Veja o projeto aqui.