Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Programas > Cão Guia > Ensino > Pós-Graduação > Especialização em Agroecologia
Início do conteúdo da página

Especialização em Agroecologia

Publicado: Segunda, 09 de Agosto de 2010, 16h59 | Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2016, 15h03

Coordenador do Curso: Professor Dr. Luciano Menini - posgrad.alegre@ifes.edu.br

 

Apresentação

 

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Agroecologia é de natureza multidisciplinar, da área de Ciências Agrárias, na forma presencial. Tem como finalidade, capacitar e especializar profissionais das diferentes áreas das ciências, levando a uma efetiva apropriação técnica e social do conhecimento em agroecologia. Para isso, os temas estudados e propostos propiciam a formação de profissionais liberais e inovadores, capazes de projetar e realizar melhorias em seus campos de atuação, de propor novas metodologias e de criar produtos para educação em agroecologia. Soma-se a isso, o incremento e desenvolvimento de habilidades de formular, planejar, desenvolver e avaliar atividades e projetos de pesquisa.

 

Objetivos

 

  • Desenvolver um processo pedagógico que possibilite ao educando, como agente de desenvolvimento, construir o senso crítico e a capacidade de compreensão, intervenção e transformação da realidade, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento sustentável de sua região de atuação;

  • Capacitar profissionais para a implementação e manutenção de áreas de cultivo agroecológico sustentáveis por meio do aprofundamento de conhecimentos nesta área. Aplicar, nas unidades rurais métodos alternativos de produção com menor impacto ambiental;

  • Identificar possibilidades de aplicação prática da ciência agroecológica na agricultura familiar, para otimizar o uso dos recursos naturais por intermédio da integração das atividades produtivas econômicas e de consumo;

  • Contribuir para a compreensão das relações entre o meio rural e o meio urbano, como resultante do entendimento das relações entre a agricultura familiar e a agroecologia como atores urbanos, a partir da perspectiva do consumo de alimentos produzidos de forma sustentável;

  • Fortalecer os vínculos com a agricultura familiar, promovendo a socialização do conhecimento construído pelos agricultores no processo de produção agroecológica, com a comunidade escolar;

  • Realizar pesquisas e estudos, que contribuam para o resgate das experiências e conhecimentos dos agricultores, e também, para a geração e validação de tecnologias adaptadas à realidade da agricultura familiar.

 

Público - Alvo

 

O curso de Pós-Graduação lato sensu em Agroecologia será oferecido a estudantes graduados nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra (Químicos), Engenharias e Tecnologias (Cafeicultura, Aquicultura e áreas afins), portadores de diploma em curso de Graduação devidamente reconhecido, validado ou revalidado por órgão competente do Ministério da Educação ou designado por este.

 

Regime Didático

 

O regime didático do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Agroecologia, prevê o cumprimento de 480 horas, em que 360 horas serão destinadas às aulas teóricas e práticas, com caráter presencial, e 120 horas correspondentes à monografia.

As aulas serão ministradas, preferencialmente, em finais de semana alternados, nos seguintes dias e horários:
Sextas: 18h30 às 22h30.
Sábados: 8 às 12 horas e 13 às 17 horas.

 

Local de Funcionamento

 

Ifes-Campus de Alegre
Rua Principal, s/nº; Distrito de Rive, Alegre - ES
Caixa Postal: 47
CEP: 29.500-000
Telefone (28) 3552-8131 Fax: (28) 3552-8234

 

Disciplinas, Docentes e Carga Horária

 

 

Disciplina


CH

Professor (a)

 

Titulação

Sistema agroecológico de produção

30

Wallace Luís de Lima

 

Doutorado

Ecologia de agroecossistemas

30

Atanásio Alves do Amaral

 

Doutorado

Metodologia científica

30

Sâmia D`Angelo Alcuri Gobbo

 

Doutorado

Conservação do solo e da água

30

Jeferson Luiz Ferrari

 

Doutorado

Recuperação de áreas degradadas

30

João Batista Pavesi Simão

 

Doutorado

 

Fertilidade do solo e nutrição de plantas em sistemas de produção agroecológicos

 

30

João Batista Pavesi Simão /
Otacílio José Passos Rangel

 

Doutorado

 

Agrosilvicultura

 

30

Telma Machado de Oliveira Peluzio

 

Doutoranda

Dinâmica da matéria orgânica do solo

30

Otacílio José Passos Rangel

 

Doutorado

 

Uso de resíduos na agricultura

 

30

Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho

 

Doutorando

 

Fundamentos do manejo racional de pastagens

 

30

Renata Cogo Clipes

 

Doutorado

 

Produção animal em sistemas agroecológicos

 

30

Priscilla Cortizo Costa

 

Mestrado

 

Legislação e certificação de produtos agroecológicos

 

30

Mayron Augusto Borges de Oliveira

 

Doutorado

 

Ementas

 

1) Sistemas Agroecológicos de Produção

Ementa: Bases históricas e filosóficas: princípios, fundamentos e definições.

Desenvolvimento rural sustentável (agricultura e modernidade, tecnologias e agricultura familiar, agricultura urbana). Conceitos (agroecologia, agricultura orgânica, agricultura integrada). Agricultura convencional (conceitos, impactos e externalidades). Sustentabilidade e o agronegócio (definições, princípios, perspectivas futuras). Uso e a conservação dos recursos naturais (ciclos biogeoquímicos). Ecologia das populações. Meio ambiente: conceitos básicos. Teoria da trofobiose. Biodiversidade. Bases agroecológicas para o manejo da biodiversidade em agrossistemas e seus efeitos sobre pragas e doenças das plantas.

Bases agroecológicas para o manejo de plantas espontâneas. Plantas indicadoras de desequilíbrios biológicos. Práticas agroecológicas (adubação verde, compostagem, vermicompostagem, caldas e soluções, defensivos naturais, plantas companheiras e antagônicas, plantio direto, controle de competidores, etc.). Produção orgânica de alimentos (fundamentos e perspectivas futuras); Legislação ambiental básica (licenciamento, documentos, obrigatoriedade).

 

2) Ecologia de Agroecossistemas

Ementa: Estrutura dos agroecossistemas: nichos ecológicos; teias tróficas e transferência de energia; capacidade de suporte. Indicadores de qualidade do solo. Ecologia microbiana e qualidade do solo na sustentabilidade dos agroecossistemas. Fauna do solo e seu papel na regulação funcional dos agroecossistemas e na ciclagem de nutrientes. Fixação biológica de nitrogênio. Micorrizas arbusculares. Manejo de sistemas agrícolas para sequestro de carbono.

 

3) Metodologia Científica

Ementa: Noções básicas de filosofia do conhecimento. Os diferentes níveis do conhecimento. Enfoques teóricos da pesquisa. Pesquisa bibliográfica, de campo e de laboratório. Técnicas de estudo e de leitura. Esquema, resumo e resenha. Técnicas e normas para elaboração de trabalhos científicos e acadêmicos. Paper, monografia, fichamento, conferência, painel, seminário e simpósio. Projeto de pesquisa. A estrutura de elaboração, normalização e apresentação científica de acordo com as normas da ABNT.

 

4) Conservação do Solo e da Água

Ementa: Importância do uso sustentável dos recursos solo e água. Erosão: causas, tipos e fatores que influem. Qualidade do solo. Erosidade da chuva e erodibilidade do solo. Modelos de predição de erosão. Práticas conservacionistas de caráter mecânico, edáfico e vegetativo. Sistemas de manejo do solo. Planejamento conservacionista da propriedade rural e manejo integrado da propriedade rural e de recursos em microbacias hidrográficas.

 

5) Recuperação de Áreas Degradadas

Ementa: Conceitos básicos: degradação, recuperação, reabilitação e restauração. Principais processos de degradação de áreas em ambiente rural. Caracterização de áreas degradadas: levantamentos, agentes, indicadores e níveis de degradação. Estratégias, procedimentos e técnicas de recuperação de áreas degradadas. Valoração do passivo ambiental. Mecanismos de avaliação da eficiência conservacionista e da autossustentabilidade ecológica das medidas de recuperação adotadas. Parâmetros legais correlatos.

 

6) Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas em Sistemas de Produção Agroecológicos

Ementa: Conceitos básicos em fertilidade do solo. Interação entre nutrientes e solos. Transporte de nutrientes para as raízes. Acidez do solo e calagem. Dinâmica dos nutrientes no solo e manejo da adubação. Avaliação da fertilidade do solo. Absorção de elementos pelas raízes das plantas. Absorção foliar de elementos, transporte e redistribuição. Funções dos nutrientes. Elementos úteis e tóxicos. Cultivo de plantas em ambiente controlado. Avaliação do estado nutricional das plantas.

 

7) Agrosilvicultura

Ementa: Definição e classificação de sistemas agroflorestais. Planejamento, implantação e manejo de sistemas agroflorestais. Delineamento e experimentação em sistemas agroflorestais. Aspectos sociais e difusão de tecnologia agroflorestal. Sistemas agroflorestais no Estado do Espírito Santo.

 

8) Dinâmica da Matéria Orgânica do Solo

Ementa: Definições dos principais componentes da matéria orgânica do solo. Propriedades e funções da matéria orgânica do solo. Dinâmica (estoque e composição) da matéria orgânica do solo. Fatores que regulam os estoques de matéria orgânica do solo. A matéria orgânica e a biodisponibilidade de nutrientes. Sequestro de carbono no solo. Adubos e adubação orgânica.

 

9) Uso de Resíduos na Agricultura

Ementa: Principais resíduos das atividades agroindustriais e urbanas. Classificação dos resíduos quanto à sua origem. Reciclagem de resíduos orgânicos no solo: alteração nas características químicas, físicas e nos processos biológicos do solo. Liberação e imobilização de nutriente. Alternativas para a aplicação de resíduos no solo; culturas mais indicadas. Fatores limitantes da reciclagem de resíduos orgânicos no solo: acúmulo de nutrientes, metais pesados, outros elementos; patógenos; compostos orgânicos persistentes; monitoramento de áreas de aplicação de resíduos. O solo como meio de descarte e degradação de resíduos: landfarming; áreas de sacrifício e lagoas de sedimentação. Aspectos legais do uso agrícola dos resíduos no solo.

 

10) Fundamentos do Manejo Racional de Pastagens

Ementa: Plantas forrageiras: crescimento acumulativo; estacional; alterações morfológicas e composição bromatológica. Inter-relações entre planta-animal em sistemas pastoris. Sistemas de pastejo (contínuo, rotacionado convencional, rotacionado Voisin, em faixa, diferido e alternado entre herbívoros). Sistema silvipastoril. Formação de pastagem ou recuperação de pastagem: introdução de forrageiras em pastagens estabelecidas. Tópicos em irrigação de pastagens. Avaliação da pastagem como cultura agrícola sustentável.

 

11) Produção Animal em Sistemas Agroecológicos

Ementa: Aprendizagem em animais (fundamentos teóricos, exemplos práticos na criação e consequências para o bem-estar dos animais domésticos). Seleção natural, domesticação e confinamento intensivo: a adaptação dos animais nos sistemas agroecológicos de produção.

 

12) Legislação e Certificação de Produtos Agroecológicos

Ementa: Tipos de certificação aplicados aos sistemas de produção agroecológicos. Processo de certificação. Órgãos de certificação. Legislação vigente no Brasil para produtos orgânicos.

 

Avaliação e Frequência

 

  • Os critérios de avaliação adotados pelo professor deverão ser explicitados aos alunos no início do módulo.

  • Os resultados das avaliações serão expressos em notas graduadas de 0-100 (zero a cem) pontos.

  • A nota mínima para aprovação na disciplina deve ser igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

  • O controle de frequência será realizado por meio de lista de presença.

  • O aluno deve obter pelos menos 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em cada disciplina.

  • Em caso de reprovação em qualquer disciplina, ou se não houver aprovação na monografia, o aluno será desligado do curso.

 

Orientação Acadêmica

 

>A orientação acadêmica dos estudantes será feita por professores designados pela comissão coordenadora, podendo envolver docentes da Pós-Graduação ou de outros departamentos da Instituição, quando o tema da monografia assim o justificar. Cada professor poderá orientar até 4 (quatro) estudantes. Nesta metodologia de ensino empregada na orientação, caberá ao orientador:

a) Elaborar o plano de orientação, até o término do segundo módulo, considerando o tempo disponível para a realização da monografia;

b) Definir junto ao aluno, na disciplina de metodologia ou com o orientador, o tema preliminar da monografia e se esta será de revisão ou baseada em coletas de dados;

c) Montar junto ao aluno um cronograma de desenvolvimento da monografia;

d) Acompanhar ativamente o desenvolvimento do cronograma de trabalho elaborado junto com o estudante;

e) Aconselhar o estudante no decorrer do curso e orientar a elaboração do plano de trabalho que dará origem à monografia;

f) Reunir com o estudante em orientação, sempre que necessário;

g) Orientar o estudante com relação a processos e normas acadêmicas em vigor;

h) Presidir a banca de avaliação da Monografia;

i) Emitir parecer antes de enviar a monografia para os membros da banca.

 

Atividades complementares

Durante o período de formação dos estudantes, poderão ser realizadas visitas técnicas aos campos de produção e experimentação, e áreas demonstrativas do Ifes-Campus de Alegre, à Fazendinha Agroecológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Embrapa Agrobiologia, e às propriedades orgânicas de Santa Maria de Jetibá - ES. Também para entendimento das áreas de atuação do educando e buscando informações técnicas relevantes, convidar-se-á autoridades e especialistas que entendam sobre os assuntos para ministrarem seminários durante o período letivo. Para a obtenção do título de especialista em Agroecologia, o educando deverá desenvolver uma monografia sobre um tema de relevância na área. Também, será incentivado a elaborar projetos voltados para sua área de atuação e que venham a responder a situações peculiares de sua área geográfica e ao contexto socioeconômico em que está inserida. Poderão, ainda, ser desenvolvidos estudos de caso para que o estudante se aprofunde no conhecimento da realidade das unidades, de produção de sua região e pesquisas científicas, os quais poderão ser difundidos por meio de publicações e participação em eventos.

 

Monografia

 

A monografia deverá focar um tema ligado ao conteúdo do curso dentro da área de concentração do orientador.

Critérios a serem observados quanto à elaboração da monografia:

Para o desenvolvimento da monografia, deverão ser respeitadas as normas contidas na publicação: Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos: documento impresso e/ou digital. 6. ed. rev. e ampl. Vitória: Ifes, 2013. 76 p. Disponível em: .

b) O estudante somente poderá submeter a Monografia à Comissão Examinadora após integralizar a carga horária mínima exigida pelo curso, ter sido aprovado no seminário de monografia e estar em dia com suas obrigações acadêmicas (notas e faltas), bem como, não ter pendências na biblioteca e no Setor de Registros Acadêmicos (documentos).

c) A monografia (3 cópias da versão preliminar, encadernada em espiral) para a defesa, deverá ser entregue à Comissão Coordenadora do Curso até 15 (quinze) dias antes da data prevista para a defesa, impreterivelmente. As normas e os documentos para elaboração da monografia encontram-se na página da biblioteca. Disponível em:

d) O estudante fará uma apresentação oral pública da monografia que será avaliada por uma banca composta por 3 (três) membros, sob a presidência do professor orientador.

e) Os membros da banca deverão ser sugeridos pelo orientador e aprovados pela Comissão Coordenadora, podendo ser admitido um avaliador não pertencente ao quadro de docentes do curso e, ou, da Instituição.

f) Cada membro da banca dará uma nota de 0-100 (zero a cem), sendo que o aluno só terá a sua monografia aprovada se obtiver no mínimo 60 (sessenta) pontos, de cada membro da banca, com média mínima de 60 (sessenta) pontos.

g) A nota da monografia será a média aritmética da soma das três notas dadas pelos membros da banca.

h) O estudante que obtiver aprovação unânime dos membros da banca será considerado aprovado.

i) Nenhuma monografia irá para a defesa sem a concordância do orientador.

j) Uma vez aprovada, a monografia deverá ser entregue à Comissão Coordenadora do Curso (3 cópias) impressa e encadernada (capa dura) conforme normas a serem divulgadas pela coordenação, no prazo máximo de 30 (trinta) dias e ainda em formato digital. A monografia poderá ser apresentada em formato de artigo científico, respeitando as normas da publicação na qual pretendem publicar, cadernos de extensão, cadernos didáticos, boletins técnicos, manuais, entre outros. Neste caso, deverá ser entregue junto com a monografia, cópia das normas da respectiva publicação.

l) O aluno que não defender a monografia em 16 (dezesseis) meses, a partir do início do curso, terá a sua matrícula cancelada e não poderá defender a monografia para obtenção do título.

m) Trabalhos que envolvem seres humanos deverão ter o projeto submetido ao Comitê de Ética do IFES em Pesquisas com Seres Humanos, antes do início do mesmo. Cópia do parecer deverá ser anexada na monografia.

 

Certificação

 

Para obter o certificado de especialista em Agroecologia, em conformidade com o regulamento da Pós-Graduação do Ifes, o estudante deverá:

  • Completar a carga horária mínima de 360 horas/aula;

  • Apresentar frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária presencial;

  • Ter aproveitamento mínimo de 60% em cada disciplina;

  • Ter média global no curso, igual ou superior a 60% (sessenta por cento) e;

  • Obter aprovação na monografia.

A avaliação do rendimento escolar em todas as disciplinas e na monografia será através de notas de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.
Em caso de reprovação em qualquer disciplina, ou se não obtiver aprovação na monografia, o aluno será desligado do Curso.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página