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Atendimento ao Estudante

Publicado: Terça, 14 de Junho de 2016, 08h45 | Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 14h12

Bibli

 

Conheça os setores/profissionais responsáveis pelo atendimento ao estudante e sua família.

SELECIONE UMA OPÇÃO ACIMA PARA VISUALIZAR OS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS.

 

 

 

 


Diretoria de Ensino

À Diretoria de Ensino - DE compete planejar, desenvolver, controlar e avaliar a execução das políticas de ensino, nas diversas modalidades, promovendo ações que garantam a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

 

Diretora de Ensino
Carla Ribeiro Macedo

Equipe
Kênia Teixeira Passos Rangel

Atendimento

Segunda a sexta-feira
7h:30min às 16h:30min
Contato: 28 3564 1806
de.alegre@ifes.edu.br
Prédio Principal

 


Coordenadoria Geral de Ensino

À Coordenadoria Geral de Ensino – CGE compete assessorar e acompanhar as atividades pedagógicas junto aos coordenadores de curso, professores e alunos do Campus.

 

Coordenadora Geral

Simone de Melo Sessa


Atendimento
Segunda a sexta-feira
7h às 16h:30min
Contato: 28 3564 1802
Prédio Principal
 

Coordenadoria Geral de Assitência a Comunidade

À Coordenadoria Geral de Assistência a Comunidade, compete prover suporte às diversas atividades que envolvem a comunidade escolar. Nesse setor, promove-se a operacionalização de Programas de Assistência Estudantil (Auxílio Monitoria, Auxílio Transporte, Auxílio Didático, Auxílio Alimentação, Auxílio Moradia), bem como o acompanhamento do desempenho acadêmico e disciplinar dos estudantes e a emissão de Identidades Estudantis. O Alojamento e o Refeitório são setores diretamente ligados a essa Coordenadoria.

 

Coordenador Geral
Jacyara Conceição Rosa Mardgan
Equipe
Ana Lúcia de Almeida Portela
Tatiane Moulin
Olair Venancio da Paschoa
Chefe do Setor de Assistência Disciplinar (Disciplina)
Altair Gandine Venâncio
Equipe
Luciane Machado Silva
Marcos Antônio dos Santos Moreira
Chefe da Seção de Acompanhamento ao Educando (Internato)
Robson Venâncio da Paschoa

Equipe
Adão Queiroz
Alexandre Franque Schwan

Hélvio dos Santos Parajara

Edvar Castro de Souza

Chefe do Setor de Alimentação e Nutrição (Refeitório)
Josiane dos Santos Bianchi Olmo

Equipe
Ailton Costa Lekebusch
Antonio Faria da Silva
Carlos Luciano Moulin
Eliane Gonzaga dos Santos
Manoel Pinheiro de Oliveira

Atendimento CGAC
Segunda a sexta-feira
7h às 16h
Ramal 265
Disciplina
Segunda a sexta-feira
7h às 16h
Ramal 265
Internato
Todos os dias
Ramal 232

Refeitório
Segunda a sexta-feira
6h:30min às 19h:20min
Ramal 228

 


Psicologia

O Serviço de Psicologia tem como objetivo desenvolver ações que contribuam para otimizar o processo educativo, promovendo a saúde e o bem-estar psíquico de todos os envolvidos nesse processo.
Atividades desenvolvidas: intervenções junto às turmas; atendimento individualizado e/ou em grupos a alunos e a servidores; orientação às famílias; acompanhamento do processo ensino-aprendizagem envolvendo alunos, equipe técnica e docentes; formação continuada de técnicos e docentes; pesquisas e ações integradas a outros profissionais.

O atendimento individual pode ocorrer no momento em que é solicitado ou conforme agendamento de horário.

Psicóloga
Sheila Ataíde Domingues de Souza

Atendimento
Segunda a sexta-feira
7h às 16h
Prédio Principal

 


Serviço Social

O Setor de Serviço Social no Campus de Alegre realiza o atendimento social da comunidade escolar (alunos, famílias, servidores e comunidade) e contribui para a consolidação da Política de Assistência Estudantil, integrando comissões técnicas interdisciplinares. Efetiva em conjunto com outros profissionais o planejamento, execução e avaliação dos Programas de Auxílio Transporte; Auxílio Moradia; Auxílio Material Didático e Uniforme.
O atendimento do Serviço Social visa a garantia e ampliação dos direitos à educação, à saúde e a assistência social dos usuários dos serviços sociais por meio de entrevistas, reuniões, atendimento individual, a grupo e a comunidade; emissão de estudos sociais, laudos, pareceres e relatórios em matéria de Serviço Social; pesquisa social; visita domiciliar e plantão social.
O assistente social realiza o acolhimento e encaminhamento das demandas sociais, respeitando o sigilo profissional no processo de atendimento e no acesso as informações socioeconômicas dos alunos e suas famílias, em atenção aos valores éticos e ao Projeto Ético Político do Serviço Social, podendo ainda, contribuir nas diversas comissões e conselhos de classe escolar.

Assistente Social
Victor Miranda Elias

Atendimento
Segunda a sexta-feira
7h às 16h
Prédio Principal

Contato: 28 3564 1819


Napne

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNEE é o setor que articula as ações inclusivas no âmbito do Campus. Esse serviço deve ser prestado aos alunos e servidores que possuem deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. O Núcleo, no Campus de Alegre, tem como objetivo promover a acessibilidade e contribuir para a disseminação da ideia de que “Acessibilidade é um direito, não um privilégio” (Willian Loughborough).

Responsável
Cláudia Castro de Carvalho Nascimento

Atendimento
Segunda a sexta-feira
7h às 16h
Telefone: 28 3564 1817
Prédio do Centro de Treinamento de Cães-guia

 


Nac

O Núcleo de Artes e Cultura - NAC tem por finalidade oferecer oportunidades de inserção do corpo discente em atividades lúdicas e esportivas no Campus, complementando a formação dos alunos e melhorando, além de aspectos cognitivos, a disciplina, a expressão corporal e a convivência social.

 Responsável

Professora Jacyara Conceição Rosa Mardgan

 


Coordenadoria de Registro Acadêmico da Educação Básica

O Setor de Registro Acadêmico é responsável pela organização e operacionalização dos processos de matrícula e rematrícula, pela emissão de documentos e por procedimentos diversos relacionados à vida acadêmica no Campus.

Coordenadora
Jeane de Almeida Alves

Equipe
Lidiany Miranda Ferraz

Atendimento
Segunda a sexta-feira
7h às 11h, 12h às 16h e 18h às 20h
28 3564 1810
ensinotecnico.alegre@ifes.edu.br
Prédio Principal

Solicitações de Documentos
O aluno deverá solicitar, na Secretaria, com antecedência, documentos como declarações, históricos parciais, etc., respeitando assim os prazos estabelecidos para a sua confecção.

Cancelamento de Matrícula
Conforme o §1º do Art. 25, do Regulamento da Organização Didática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (ROD) do IFES, serão considerados desistentes os alunos do primeiro período que não frequentarem os cinco primeiros dias letivos sem apresentar justificativa durante esse período. Logo, o aluno terá sua matrícula CANCELADA e perde sua vaga no curso.
Os outros motivos que acarretam no cancelamento da matrícula estão descritos no Art. 29 do ROD.

Aproveitamento de Estudos
Para ser concedido o aproveitamento de conhecimentos e experiências anteriores, o aluno deverá entregar requerimento na Secretaria, acompanhado dos seguintes documentos, devidamente autenticados pela instituição de origem:
I. Histórico escolar parcial ou final com a carga horária e a verificação do rendimento escolar dos componentes curriculares;
II. Currículo documentado com os Planos de Ensino cursados.
A verificação de rendimentos dar-se-á pela análise do processo, com base no parecer de uma comissão (constituída por representantes do setor pedagógico e docentes das especialidades avaliadas), respeitando, no mínimo, 75% de similaridade dos conteúdos e da carga horária do curso pretendido.

Transferência Externa
Para solicitar Transferência Externa, o aluno deve preencher requerimento fornecido pela Secretaria, que deverá ser assinado pelo responsável legal, no caso de aluno menor de idade. Deve-se anexar a este requerimento o “Nada Consta” da Biblioteca e do CGAC.

Os alunos devem acompanhar os prazos estabelecidos no calendário acadêmico.

 


Coordenadoria de Registro Acadêmico da Educação Superior

O Setor de Registro Acadêmico da Graduação é responsável por operacionalizar as atividades ligadas à vida acadêmica do aluno, desde o seu ingresso até a conclusão/colação de grau.

Coordenadora
Iza Paula Sorio Amorim

Equipe
Núbia Henrique Guimarães Martins

Atendimento
Segunda a sexta-feira
7h às 11h,  12h às 20h
28 3564 1805
ensinosuperior.alegre@ifes.edu.br
Prédio Principal


Avaliação Substitutiva
Conforme o Cap. II do Código de Ética e Disciplina do Corpo Discente do IFES, o aluno poderá requerer, na Coordenação do Curso, uma segunda oportunidade de avaliação, até 2 (dois) dias úteis após cessado o impedimento, quando por motivo justificável não tenha comparecido à primeira chamada.
 
Aproveitamento de Estudos
O aluno deverá entregar, na Secretaria Escolar de Ensino Superior, o Histórico Escolar (parcial/final) de onde estudou, com a carga horária e a verificação do rendimento escolar dos componentes curriculares, e o currículo documentado com os Planos de Ensino cursados no mesmo nível de ensino ou em nível superior. A verificação dos rendimentos dar-se-á pela análise do processo, com base no parecer do Colegiado do Curso, respeitando, no mínimo, 75% de similaridade dos conteúdos e da carga horária do curso pretendido.

 

Cancelamento de Matrícula
Conforme Art. 51, inciso VI, do Regulamento da Organização Didática dos Cursos de Graduação do Ifes, o aluno que não frequentar os primeiros 5 (cinco) dias letivos, de acordo com o Parágrafo único do Art. 20, terá a sua matrícula cancelada e perderá a vaga no curso.
Os outros motivos que acarretam o cancelamento da matricula estão descritos no Art. 51.

Os alunos devem acompanhar os prazos estabelecidos no calendário acadêmico.

 


Coordenadoria de Integração Campus Comunidade

Ao Setor de Integração Campus Comunidade – SICC compete organizar e operacionalizar os procedimentos para estágio e ações de integra¬ção entre os alunos do Campus e diversas empresas.

Coordenador
Cláudio da Silva Paschoa

Equipe
Rosemeri Gonçalves Torres

Atendimento
Segunda a sexta-feira
7h30min às 11h30min e 12h30min às 16h30min
28 3564 1803
Prédio Principal

 


Setor de Atendimento à Saúde

O setor oferece atendimento médico e de enfermagem para toda a comunidade escolar. Atua, tanto na assistência, como na promoção a saúde e prevenção de doenças. São prestados serviços como curativos, controle de sinais vitais, primeiros socorros e administração de medicamentos mediante prescrição médica.


Médico
Dr. Walter Moulin Simões

Enfermeiros
Joelma de Fátima Merçon
José Marcos Nunes Benevenute

Atendimento Médico
Segunda a sexta-feira
Depois das 15h

Atendimento na Enfermaria
Segunda-feira
6h30min às 10h30min e 11h30min às 15h30min
Terça a sexta-feira
6h30min às 10h30min e 11h30min às 21h30min
28 3564 1835

 


 Serviço de Mecanografia

Neste setor, são realizados os serviços de fotocópia de apostilas, impressão, encadernação e plastificação.

O custo dos serviços está apresentado na tabela abaixo:

Serviço Tipo de material/ Variação Preço

Fotocópia e Impressão
Folha A4
 
Folha A3
R$0,10/página

R$0,30/página
Encadernação
Até 100 folhas
100 a 200 folhas
Acima de 200 folhas
R$ 3,00
R$6,00
R$9,00
Plastificação Documento a ser plastificado R$1,00 a R$3,00

  

Observações:
- Não há serviço de impressão colorida;
- Apostilas serão fornecidas pelo Campus via professor. Apenas serviços de impressão de trabalhos ou cópias pessoais serão cobrados do aluno.

Equipe
Elisabeth Souza dos Santos

Atendimento
Segunda a quinta-feira
7h às 11h, 12h às 17h e 18h às 22h
Sexta-feira
7h às 11h, 12h às 17h e 18h às 21h

28 3564 1851
mecanografia.alegre@gmail.com

Prédio Principal


 Biblioteca

Bibli

 

São atribuições da Biblioteca: preencher a ficha de cadastro de usuários no Sistema Per¬gamum de atendimento; realizar empréstimos e devoluções, reservas, renovações e pesquisas de títulos no acervo online; efetuar a cobrança e pagamento de multas, a emissão de nada consta e da relação de extravio de materiais; viabilizar o acesso aos computadores do setor.

Chefe e Bibliotecária
Aline Kuplich

Equipe
Anderson Specimille Masioli
Sandra Regina dos S. Moreira de Oliveira
Raquel Sobreira do Nascimento

 

Atendimento
Segunda a sexta-feira
7h às 21h
28 3564 1852

Mais Informações

 


Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão

A Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão - CoPPE é responsável pela gestão e orientação das atividades de pesquisa, ensino de pós-graduação e atividades extensionistas do Campus, visando potencializar a construção e a divulgação do conhecimento, integrando o Instituto à comunidade e oferecendo projetos, programas, eventos e serviços diversos. Coordena, ainda, os programas de fomento de bolsas institucionais relacionadas aos Programas Institucionais de Difusão Científica, de Formação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa e de Intercâmbio em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Diretor
Janio Glória 

28 3564 1867

Coordenador de Pós-Graduação
Luciano Menini

Coordenador de Pesquisa

Responsável pela Extensão

Responsável pelo Polo de Educação Ambiental
Marcos Antonio Sattler

Coordenador da “Caparaó Júnior”
João Batista Pavesi Simão

Atendimento
Segunda a sexta-feira
7h30 às 16h30

coppe.al@ifes.edu.br
Prédio Principal
 
 

Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica – PEAMA

O PEAMA é responsável por diversas atividades de extensão no Ifes – Campus de Alegre. Suas atividades destinam-se a agricultores, professores e alunos da rede estadual de ensino, lideranças e comunidade em geral, no que tange à educação; proteção e recuperação da Mata Atlântica (nascentes, áreas degradadas, vegetação ripária). Possui 85 ha de vegetação secundária nativa utilizada para realização de trilhas interpretativas e educação ambiental. São quatro trilhas:

  • Trilha da Cachoeira Seca;
  • Trilha das Pedras;
  • Trilha da Figueira;
  • Trilha da Divisa (ou Trilha do Mirante).

 


Empresa Junior “Caparaó Júnior”

A Caparaó Jr é uma empresa Junior formada por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura com orientação de professores e servidores técnicos administrativos, e que tem como atividade principal a prestação de serviços de agronomia e consultorias a atividades agrícolas voltadas para a cafeicultura. Atualmente sua área de atuação compreende 6 municípios do Espírito Santo e 6 de Minas Gerais.

 

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