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Diretoria de Administração e Planejamento

Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2016, 15h49 | Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2024, 06h10

Índice de Artigos

 

 Diretoria de Administração e Planejamento

 

Diretora: Maria Cecilia Cabral Rampe
E-mail para contato: diapl.ale@ifes.edu.br / mcrampe@ifes.edu.br
Telefone para contato: (28) 3564-1820


A Diretoria de Administração e Planejamento é o órgão de planejamento, execução e avaliação das ações de administração, planejamento, infraestrutura, gestão orçamentária, financeira, contábil e patrimonial desenvolvidas no âmbito do campus, competindo-lhe:

I. planejar e supervisionar, em consonância com o projeto de desenvolvimento institucional, as diretrizes e a proposta orçamentária do campus em função dos planos, projetos e programas governamentais;

II. coordenar e orientar as atividades de orçamento e modernização institucional, bem como gerir as atividades de administração financeira e contábil;

III. propor ao Diretor-geral a alocação de recursos financeiros, materiais e humanos para cumprimento dos objetivos do campus;

IV. supervisionar o uso e a conservação dos recursos alocados no campus, bem como acompanhar a execução das ações das coordenadorias associadas;

V. fornecer informações para a prestação de contas da execução orçamentária e financeira de programas, projetos e convênios;

VI. coordenar a elaboração de projetos que visem a melhoria das instalações considerando, prioritariamente, a política educacional e administrativa determinada pelo Ifes;

VII. acompanhar e avaliar a execução das atividades de obras de reforma, reparo e manutenção das instalações prediais e dos equipamentos e mobiliários;

VIII. elaborar planos de trabalho para captação de recursos, visando ao atendimento de projetos estruturais específicos do campus;

IX. elaborar o relatório anual de prestação de contas do campus; e

X. representar o campus nos foros específicos da área, quando se fizer necessário.

 


 

Organograma

Diretoria de Administração e Planejamento

Maria Cecilia Cabral Rampe
diapl.ale@ifes.edu.br / mcrampe@ifes.edu.br   
(28) 3564-1800, ramal 1820

Coordenadoria Geral de Administração Orçamento e Finanças

José de Mello Sobreira Filho
cgao.ale@ifes.edu.br / jose.sobreira@ifes.edu.br 
(28) 3564-1830

 

Coordenadoria de Execução Orçamentária e Financeira
Sandro José Abreu Rodrigues
sjarodrigues@ifes.edu.br 
(28) 3564-1816

 

Coordenadoria de Gestão de Contratos
Giovani Costa de Oliveira
cgc.ale@ifes.edu.br 
(28) 3564-1812

 

Coordenadoria de Licitações e Compras
Cristiano Dutra
clc.ale@ifes.edu.br 
(28) 3564-1815

 

Coordenadoria de Serviços Auxiliares e Transportes
Rafael Mantovaneli Sousa 
cat.ale@ifes.edu.br / rafael.sousa@ifes.edu.br
(28) 3564-1841

 

Coordenadoria de Patrimônio, Materiais e Suprimentos
Antônio Luiz da Silva Loca
cps.ale@ifes.edu.br  
(28) 3564-1804 
 
Coordenadoria Geral de Gestão de Campo
Fabrício Albani Oliveira
cggc.ale@ifes.edu.br / fabricio.oliveira@ifes.edu.br 
(28) 3564-1807

 

Coordenadoria de Agricultura
Altair Dardengo Ribeiro
altair.ribeiro@ifes.edu.br 
(28) 3564-1807

 


 

Coordenadoria Geral de Administração Orçamento e Finanças

Coordenador: José de Mello Sobreira Filho
E-mail para contato: cgao.ale@ifes.edu.br / jose.sobreira@ifes.edu.br
Telefone para contato: (28) 3564-1800, ramal 1830

A Coordenadoria Geral de Administração, Orçamento e Finanças tem por competências:

I. gerir bens e serviços, bem como os contratos decorrentes destes;

II. assessorar a DAP e demais órgãos do campus em assuntos relativos a licitações, compras, contratos, protocolo, patrimônio, materiais e suprimentos, transportes e serviços gerais através das unidades subordinadas;

III. coordenar, orientar e acompanhar os processos administrativos relativos a licitações, contratações de bens e serviços, bem como a formulação de termos de referência;

IV. adequar e fazer cumprir os procedimentos administrativos na forma indicada nos pareceres e decisões jurídicas, garantindo a aplicabilidade dos princípios legais da administração pública;

V. atender demandas de fornecedores relativas a pagamentos, entrega de material, aditamento de contratos e informações gerais; e

VI. executar, em nível de campus, os procedimentos relativos aos sistemas de Governo Federal, disponibilizados para as áreas de administração, serviços gerais e registro de cadastro.

 

 


 

Coordenadoria de Execução Orçamentária e Financeira

Coordenador: Sandro José Abreu Rodrigues
E-mail para contato: sjarodrigues@ifes.edu.br
Telefone para contato: (28) 3564-1800, ramal 1816

A Coordenadoria de Execução Orçamentária e Financeira tem por competências:

I. executar as atividades de natureza orçamentária e financeira, zelando pelo cumprimento das normas em vigor;

II. executar a aplicação dos recursos orçamentários e extraorçamentários, mantendo o controle financeiro e opinando sobre eventuais alterações de programação;

III. proceder à liquidação das despesas e efetuar pagamentos;

IV. elaborar processos de concessão e conferir a prestação de contas de suprimentos de fundos;

V. coordenar, controlar e supervisionar as atividades desenvolvidas pela Tesouraria;

VI. manter os processos comprobatórios das despesas devidamente arquivados; e

VII. proceder, no final de cada exercício, ao levantamento de restos a pagar, bem como a anulações de empenhos, correspondentes ao exercício que se encerra.

 

 


 

Coordenadoria de Gestão de Contratos

Coordenador: Giovani Costa de Oliveira
E-mail para contato: cgc.ale@ifes.edu.br
Telefone para contato: (28) 3564-1800, ramal 1812

A Coordenadoria de Gestão de Contratos tem por competências:

I - arquivar cronologicamente as cópias dos contratos e seus aditivos, bem como de todos os documentos referentes à contratação, em arquivo próprio;

II - controlar os limites de acréscimos e supressões, os prazos de vigência dos contratos e aditivos, bem como executar os procedimentos para notificações e aplicação de penalidades, a partir dos apontamentos do fiscal ou da comissão);

III - preparar contratos, termos aditivos, apostilamentos e demais documentos afins;

IV - solicitar portarias de designação de fiscais e gestores dos contratos;

V - instruir os pedidos de reajuste, repactuação e reequilíbrio econômico-financeiro, verificando os pressupostos e documentos necessários;

VI - conhecer integralmente o objeto do contrato;

VIII - registrar todas as ocorrências legitimadas pelo fiscal, como faltas, atrasos, má execução dos serviços e similares por parte dos empregados da contratada, em livro ou sistema próprio;

IX - verificar, em conjunto com a equipe de fiscalização, se a contratada está cumprindo todas as obrigações previstas no Edital de Licitação e no instrumento de contrato, bem como observar a legislação aplicável ao contrato celebrado, em função do objeto do contrato, mantendo-se atualizado em relação a suas alterações; e

X - elaborar e controlar a expedição de atestados de capacidade técnica, ouvida a fiscalização do contrato.

 


 

Coordenadoria de Licitações e Compras

Coordenador: Cristiano Dutra
E-mail para contato: clc.ale@ifes.edu.br
Telefone para contato: (28) 3564-1800, ramal 1815

A Coordenadoria de Licitação e Compras tem por competências:

I - participar da elaboração, em articulação com as Diretorias e Coordenadorias Gerais do campus, a previsão anual para a aquisição de materiais e serviços;

II - analisar processos para aquisição de bens e serviços do campus;

III - processar as solicitações de aquisição de material e contratação de serviços, na forma da legislação vigente;

IV - orientar o solicitante na elaboração de Termos de Referência;

V - realizar a pesquisa de mercado, quando necessário, em colaboração com o solicitante;

VI - executar os procedimentos relativos aos processos de dispensa de licitação e inexigibilidade, quando da contratação de bens e serviços;

VII - elaborar editais de licitações e minutas de contratos;

VIII - divulgar e publicar os atos relativos às licitações;

IX - responder a questionamentos, impugnações e recursos referentes aos processos de licitações;

X - verificar a situação fiscal das empresas que, por ventura, forem contratadas pela Administração no momento da licitação;

XI - executar os procedimentos de licitação para formalização das atas de registro de preços;

XII - realizar os procedimentos necessários à concessão de uso de espaços físicos do campus; e

XIII - realizar o cadastramento de fornecedores junto ao Sistema de Cadastro de Fornecedores – SICAF – e guardar a documentação advinda de tal atividade.

 


 

Coordenadoria de Serviços Auxiliares e Transportes

Coordenador: Rafael Mantovaneli Sousa
E-mail para contato: cat.ale@ifes.edu.br / rafael.sousa@ifes.edu.br
Telefone para contato: (28) 3564-1800, ramal 1841

A Coordenadoria de Serviços Auxiliares e Transportes tem por competências:

I - coordenar, organizar e acompanhar as atividades dos setores de portaria, vigilância, limpeza e transportes;

II - planejar, supervisionar e fiscalizar a atuação das empresas terceirizadas vinculadas à Coordenadoria de Serviços Auxiliares e Transporte;

III - representar o campus em audiências trabalhistas como preposto;

IV - orientar recepcionistas e vigilantes a respeito da entrada de pessoas e veículos no campus;

V - coordenar, controlar e identificar a entrada de pessoas e veículos no campus;

VI - coordenar o uso dos veículos oficiais e o transporte de servidores, estudantes e materiais do campus, quando necessário;

VII - coordenar o uso de transporte terceirizado para servidores e alunos;

VIII - controlar a documentação dos veículos oficiais e as infrações de trânsito autuadas durante seu uso, atendendo os prazos legais, identificando o responsável, e comunicando à instância superior;

IX - controlar e efetuar o relatório de consumo de combustíveis, de quilometragem e de saída dos veículos oficiais, providenciando o abastecimento e a manutenção dos mesmos;

X - coordenar a utilização das salas e laboratórios para atividades externas;

XI - cadastrar os servidores e coordenar a utilização do estacionamento do campus;

XII - controlar o uso das instalações do campus, em articulação com a Coordenadoria Geral de Assistência à Comunidade;

XIII - controlar as atividades esportivas realizadas pela comunidade na praça de esportes, liberando a entrada e o uso das dependências;

XIV - elaborar e apresentar relatórios mensais e anuais sobre utilização de veículos, condições da frota, quilometragens percorridas, itinerário, horários e outros dados para controle;

XV - zelar pelo licenciamento, pelo emplacamento e pela solicitação para contratação de seguros dos veículos;

XVI - registrar as manutenções e as despesas mensais de cada veículo, relacionando as peças, a quilometragem e o consumo de combustíveis e lubrificantes; e

XVII - realizar levantamento e combater a presença de pragas urbanas e outros.

 


 

Coordenadoria de Patrimônio, Materiais e Suprimentos

Coordenador: Antônio Luiz da Silva Loca
E-mail para contato: cps.ale@ifes.edu.br
Telefone para contato: (28) 3564-1800, ramal 1804

A Coordenadoria de Patrimônio, Materiais e Suprimentos tem por competências:

I - administrar e executar os procedimentos relativos aos sistemas disponibilizados, nos módulos de Patrimônio das atividades do campus;

II - realizar, periodicamente, ou a qualquer tempo, inventários de bens patrimoniais, conforme legislação vigente, excetuando-se o inventário anual, que é realizado por comissão específica;

III - elaborar e atualizar os Termos de Responsabilidade dos Bens Patrimoniais pertencentes ao campus;

IV - efetuar guarda provisória, conferência, distribuição e redistribuição de bens patrimoniais;

V - acompanhar o cumprimento de prazos de entrega dos bens patrimoniais;

VI - propor, quando necessário, a realização de seguros de bens móveis e imóveis;

VII - registrar os imóveis adquiridos junto ao campus ou dados em sistema informatizado e/ou outro meio próprio;

VIII - realizar a incorporação de bens patrimoniais ao acervo do campus;

IX - executar a baixa de bens patrimoniais considerados inservíveis ou irrecuperáveis do patrimônio;

X - elaborar o Relatório Mensal de Movimentação de bens permanentes;

XI - realizar o tombamento dos bens patrimoniais adquiridos;

XII - orientar os servidores sobre a importância e necessidade de se exercer controle sobre os materiais permanentes sob sua responsabilidade;

XIII - executar os procedimentos para encaminhar bens e equipamentos para manutenção, empréstimos, cessão, permuta, doação etc.

XIV - administrar e executar os procedimentos relativos aos sistemas disponibilizados, nos módulos de Almoxarifado;

XV - elaborar os inventários anuais relativos aos materiais de consumo, conforme legislação vigente, das movimentações realizadas;

XVI - fornecer meios de registro de qualidade e quantidade para a realização de inventários anuais relativos aos materiais de consumo;

XVII - dar suporte ao processo de elaboração do inventário anual de material de consumo do campus, que será realizado por Comissão específica;

XVIII - receber, classificar, identificar, codificar e armazenar adequadamente os materiais adquiridos, assim como os produzidos na instituição;

XIX - acompanhar o cumprimento de prazos de entrega dos bens de consumo adquiridos pelo campus;

XX - elaborar o Relatório Mensal de material de consumo demonstrando as movimentações realizadas; e

XXI - elaborar em articulação com as diretorias e coordenadorias a previsão anual para aquisição de materiais de consumo.

 

 


 

Coordenadoria Geral de Gestão de Campo

Coordenador: Fabrício Albani Oliveira
E-mail para contato: cggc.ale@ifes.edu.br / fabricio.oliveira@ifes.edu.br
Telefone para contato: (28) 3564-1800, ramal 1807

À Coordenadoria Geral de Gestão do Campo cabe planejar e coordenar projetos e programas pedagógicos de produção, garantindo a efetiva constituição do ambiente prático para atendimento aos currículos dos diversos níveis e modalidades da educação profissional, criando mecanismos de articulação permanente entre os sistemas produtivos e as atividades de ensino, pesquisa e extensão.


 

Coordenadoria de Agricultura

Coordenador: Altair Dardengo Ribeiro
E-mail para contato: altair.ribeiro@ifes.edu.br
Telefone para contato: (28) 3564-1800, ramal 1807

A Coordenadoria de Agricultura tem por finalidade a gestão das atividades dos setores de produção agrícola e florestal do campus, competindo-lhe:

I - planejar e desenvolver projetos voltados à área agrícola, em sintonia com a coordenadoria de ensino, observando as potencialidades agrícolas da região;

II - gerir as florestas existentes no campus, sejam de proteção ou de produção, bem como a implantação e a manutenção de novas áreas;

III - realizar todas as atividades envolvidas nos diferentes processos de produção, obedecendo aos critérios técnicos sustentáveis, inerentes à cultura;

IV - disponibilizar sua estrutura para a realização de atividades voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão, observando para tal, as peculiaridades do setor e sua dinâmica de funcionamento;

V - fazer e encaminhar para a Coordenadoria Geral de Gestão do Campo planejamento relacionado à demanda da coordenadoria, como mão de obra, materiais de consumo e permanentes para a adequada execução de suas atividades; e

VI - monitorar áreas florestais e agrícolas, de forma proativa, de modo a reduzir ao máximo riscos de acidentes ambientais e de trabalho, bem como incêndios florestais

 


 

Relatórios

- Relatório de Consumo de Energia e outros gastos - Novembro de 2023 a Fevereiro 2024
Relatórios das Diretorias e Coordenadorias que aderiram ao Horário Especial de Funcionamento - Janeiro/2024

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