Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > VIII ENED - Encontro de Educadores - Ifes de Alegre
Início do conteúdo da página

VIII ENED - Encontro de Educadores - Ifes de Alegre

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2024, 10h32 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 19h10

Índice de Artigos

A oitava edição do Encontro de Educadores (ENED) do Ifes - Campus de Alegre será realizada no dia 1 e 2 de agosto de 2024.
As inscrições para o evento e a submissão de trabalhos terão início no dia 08/07/24 no link: https://forms.gle/CBcJgPn3B74jtB1k7

Acompanhe as informações pelo perfil do evento @enedifes 

 

 


Sobre o Evento

 O Encontro de Educadores (ENED) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é um evento de extensão que busca a reflexão sobre teorias e práticas educacionais, oportunizando a apresentação de pesquisas realizadas ou em andamento.
O evento é destinado a estudantes e profissionais da Educação Básica das diversas instituições de ensino do estado do Espírito Santo, e visa discutir questões que perpassam a identidade e a profissionalização docente. O evento também se propõe a conhecer as experiências vivenciadas por estudantes e docentes no cotidiano da escola de educação básica, bem como durante o Estágio Supervisionado e as ações desenvolvidas no âmbito dos Programas Residência Pedagógica e Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
Durante o evento são realizadas palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos, que buscam abordar uma variedade de tópicos relevantes para a educação atual.

A oitava edição do ENED tem como temática “MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA” e pretende dar ênfase aos debates voltados aos Movimentos Sociais e sua articulação com os processos educativos, reconhecendo sua contemporaneidade, bem como a necessidade de discuti-la a partir de múltiplos olhares e perspectivas.
O evento pretende alcançar diversos objetivos, como a divulgação de conhecimento, a integração do Ifes com outras instituições de ensino superior e de educação básica, o intercâmbio entre estudantes e profissionais de diversas áreas e instituições, a publicação das comunicações em anais eletrônicos e o fortalecimento dos processos de formação de professores na região.

O evento será realizado na forma presencial, nos dias 01 e 02 de agosto de 2024. Ainda que seja presencial, propõe-se nesta edição, que as palestras sejam transmitidas pela internet, visando ampliar o acesso ao evento por um número maior e mais amplo de participantes.
Sejam todos(as) bem-vindos(as)!!!

 

 


Programação (em construção)

01/02/24– QUINTA-FEIRA

Horário

Atividade

Local

7h30min

Recepção e Credenciamento

 

Auditório Principal do campus

8h30

Abertura do evento

9h

Palestra de Abertura: MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

11h

Almoço

Refeitório do campus

12h30min

Mesa 1: MOVIMENTOS DA EDUCAÇÃO NO CAMPO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

 

 

 

Auditório Principal do campus

14h10min

Coffe Break

14h30min

Mesa 2: MOVIMENTOS DA EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

 

17h

Encerramento

* Venda de Tickets no auditório (01/08) e no prédio da graduação (02/08), pela manhã

 

02/08/2024 – SEXTA-FEIRA

Horário

Atividade

Local

7h30min

Apresentação oral dos trabalhos aprovados

 

Prédio dos cursos superiores do campus

9h30min

Coffe Break

10h

Apresentação oral dos trabalhos aprovados

11h30min

Almoço

13h

Oficinas Temáticas

16h

Coffe Break

Encerramento

* Venda de Tickets no auditório (01/08) e no prédio da graduação (02/08), pela manhã

 


Normas

 A. INSCRIÇÕES
As Inscrições para o evento são gratuitas e deverão ser realizadas pelo formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/CBcJgPn3B74jtB1k7 a partir do dia 08/07/24.

No ato da inscrição, o(a) participante deverá indicar as atividades que deseja participar, bem como a existência de algum atendimento específico para o dia do evento.
Também no ato da inscrição, o(a) participante deverá submeter o arquivo do Resumo Expandido, caso tenha interesse pela atividade de apresentação de trabalhos.

✍️ Período para submissão de trabalhos: 08 a 22/07/24.
No caso das Oficinas Temáticas, programadas para o dia 02/08/24 (13h às 16h), o(a) participante deverá informar qual oficina deseja participar no ato da inscrição.
A comissão organizadora reserva-se no direito de remanejar as escolhas, em função do limite de vagas para as oficinas.

B. SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A submissão de trabalhos DEVERÁ ser feita no formato de Resumo Expandido em português, no período de 08/07/24 a 22/07/24, sendo aceitos trabalhos de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento, bem como relatos de experiência na área da Educação e do Ensino.

Cada participante poderá submeter ATÉ 2 (dois) resumos como primeiro(a) autor(a) e ATÉ 4 (quatro), como co-autor(a), admitindo-se, NO MÁXIMO 5 (quatro) autores(as) por resumo.

Os resumos DEVERÃO ser construídos de acordo com o Template fornecido e classificados de acordo com as Linhas temáticas do evento, apresentadas abaixo.

Os resumos DEVERÃO ser enviados para avaliação no formato .doc ou .docx no ato da Inscrição (Formulário de Inscrição), no período de 08/07/24 a 22/07/24.

O arquivo do Resumo Expandido deverá ser nomeado da seguinte maneira: ENVIO DE RESUMO Linha temática Nº XX”.

Template para Resumo Expandido 

Linhas temáticas:
1. Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação e ressocialização de pessoas privadas de liberdade: engloba discussões sobre políticas públicas para a EJA e para o contexto de privação de liberdade, perspectivas teóricas e metodológicas, metodologias e estratégias de ensino mais adequadas para esse público, relação entre educação e trabalho, entre outros aspectos relacionados aos desafios e perspectivas que envolvem a temática.
2. Metodologias Ativas e Tecnologias na Educação: aborda discussões sobre metodologias inovadoras no ensino, perspectivas teóricas e metodológicas, uso de tecnologias na educação, papel da tecnologia no ensino a distância, impacto das tecnologias no ensino e na aprendizagem, entre outros aspectos relacionados aos desafios e perspectivas que envolvem a temática.
3. Relações étnico-raciais, culturais e de gênero na Educação: abrange discussões sobre promoção da igualdade étnico-racial, cultural e de gênero na educação, perspectivas teóricas e metodológicas, importância do reconhecimento da diversidade, inclusão de conteúdos e práticas pedagógicas que valorizem a cultura afro-brasileira, indígena e outras culturas presentes na sociedade brasileira, construção social dos gêneros, papel da educação na desconstrução de estereótipos de gênero, entre outros aspectos relacionados aos desafios e perspectivas que envolvem a temática.
4. Educação Ambiental na prática educativa e Educação em espaços não formais: aborda questões sobre estudo de práticas educativas que promovam a conscientização ambiental, importância da educação ambiental para a construção de uma sociedade mais sustentável, processos educativos em espaços não formais, perspectivas teóricas e metodológicas, entre outros aspectos relacionados aos desafios e perspectivas que envolvem a temática.
5. Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: envolve discussões sobre políticas públicas voltadas a inclusão escolar de pessoas com deficiência, perspectivas teóricas e metodológicas, acessibilidade nos espaços escolares, formação de professores para atender a essa demanda, entre outros aspectos relacionados aos desafios e perspectivas que envolvem a temática.
6. Formação de professores e Políticas Públicas Educacionais: envolve discussões gerais sobre formação inicial e continuada de professores, valorização da carreira docente, políticas públicas para a formação de professores e para a educação básica e superior, entre outros aspectos relacionados aos desafios e perspectivas que envolvem a temática.
7. Educação no campo, Indígena e Quilombola: envolve discussões sobre políticas e práticas pedagógicas de Educação do e no campo, bem como de Educação Indígena e Quilombola, perspectivas teóricas e metodológicas, relações com o desenvolvimento sustentável, estudos de casos e experiências, entre outros aspectos relacionados aos desafios e perspectivas que envolvem a temática.

C. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos serão analisados e avaliados pela Comissão Científica, composta de servidores da Instituição. O resultado da avaliação será expresso como “Aprovado”, “Aprovado com necessidade de correções” e “Reprovado”, sendo divulgado no dia 29/07/24.

A interposição de recursos referentes ao resultado deverá ser feita no dia 30/07/24 pelo endereço eletrônico enedifes.campusdealegre@gmail.com, tendo como assunto o título “RECURSO”. O resultado da interposição de recursos será divulgado no dia 31/07/24.

Todos os trabalhos Aprovados e Aprovados com necessidade de correções deverão ser reenviados, após a realização dos ajustes, em formato .pdf para o endereço eletrônico enedifes.campusdealegre@gmail.com, ATÉ o dia 15/08/24, tendo como assunto o título “REENVIO DE RESUMO Linha temática Nº XX”. Estes textos serão utilizados para a produção dos Anais do evento.

D. APRESENTAÇÃO ORAL DOS TRABALHOS

Os trabalhos Aprovados e Aprovados com necessidade de correções DEVERÃO ser apresentados oralmente no dia 2 de agosto de 2024, às 8h, por, pelo menos, um dos autores, dispondo de até 15 minutos para sua exposição, havendo um momento para discussões e perguntas. A organização da apresentação DEVERÁ seguir ao disposto no Template fornecido.
Template para a organização da Apresentação dos trabalhos 


E. CERTIFICAÇÃO

Os certificados serão emitidos pelo Sistema de Registro de Certificados (SRC), sendo as listas de presença disponibilizadas durante as atividades. Considerando a programação, a certificação aos participantes se dará da seguinte forma:
- Palestra de Abertura;
- Mesa-Redonda 1;
- Mesa-Redonda 2;
- Apresentação oral de trabalho acadêmico (condicionada à presença de, pelo menos, um dos autores no momento de apresentação oral);
- Oficina temática.

F. ANAIS DO EVENTO
Todos os resumos aprovados E apresentados durante o evento serão publicados nos Anais do Vento, disponibilizado em formato eletrônico em até três meses após a realização do evento.

G. CRONOGRAMA DO EVENTO (RESUMO)

Atividade

Período/Data

Local

Inscrições para o evento

A partir de 08/07/24

Formulário eletrônico disponível no site do evento

Submissões de trabalhos

08 a 22/07/24

Formulário eletrônico disponível no site do evento

Resultado da avaliação dos trabalhos

29/08/24

Internet (site do evento)

Recurso da avaliação

30/07/24

E-mail: enedifes.campusdealegre@gmail.com

Resultado do recurso

31/07/24

Internet (site do evento)

 

Realização do evento

01/08/24

Auditório do Ifes-Campus de Alegre, com transmissão pelo canal do Youtube

02/08/24

Prédio dos Cursos superiores

Reenvio do trabalho corrigido para fins de publicação nos Anais no Evento

Até 15/08/24

E-mail: enedifes.campusdealegre@gmail.com

 


 

Inscrição

As inscrições para o evento são gratuitas e deverão ser realizadas a partir do dia 8 de julho 2024.
Link de acesso ao formulário de inscrição: https://forms.gle/CBcJgPn3B74jtB1k7

No ato da inscrição, o(a) participante deverá indicar as atividades que deseja participar, bem como a existência de algum atendimento específico para o dia do evento.
Também no ato da inscrição, o(a) participante deverá submeter o arquivo do Resumo Expandido, caso tenha interesse pela atividade de Apresentação Oral de Trabalhos.

✍️ Período para submissão de trabalhos: 8 a 22 a julho de 2024.
No caso das Oficinas Temáticas, programadas para o dia 02/08/24 (13h às 16h), o(a) participante deverá informar qual oficina deseja participar no ato da inscrição.
A comissão organizadora reserva-se no direito de remanejar as escolhas, em função do limite de vagas para as oficinas.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe organizadora pelo e-mail: enedifes.campusdealegre@gmail.com

 


Trabalhos Científicos

 Todas as orientações para a construção e submissão de trabalhos estão descritas na Aba Normas.


Oficinas Temáticas

 As oficinas serão realizadas no dia 2 de agosto de 2024, às 13h, no Prédio dos Cursos Superiores do Campus.
Em breve, maiores informações.


Organização

 Comissão Organizadora (servidores) - PORTARIA N.º 105, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2024.

Adilson Silva Santos
Aramis Cortes de Araújo Junior
Gláucia Maria Ferrari
Jacyara Conceição Rosa Mardga
José Dias de Souza Neto
Luciana Prata
Oseias Soares Ferreira
Priscilla Cortizo Costa Pierro

Comissão Científica (Em breve)
Comissão de Estudantes (Em breve)


Anais do Evento

- Anais ENED 2023
- Anais ENED 2021
- Anais ENED 2015
- Anais ENED 2014


Contatos

Em caso de dúvidas, favor contatar a comissão organizadora pelos contatos:
📧 E-mail enedifes.campusdealegre@gmail.com
 📞 Telefone: (28) 3564-1878
Acompanhe as notícias também pelo Instagram: @enedifes

registrado em:
Fim do conteúdo da página